Leitoras e leitores...
Mesmo com um significativo atraso o radar de leitura
do mês de junho está saindo. Nele listei 12 livros muito promissores de 9
editoras distintas. Como este é o mês dos namorados, não faltam indicações de
ótimos romances – mas não ficamos só neste gênero, confira! Entre publicações
nacionais e internacionais, faça uma lista do que lhe interessa e se acha que
faltou algo por aqui, faça sua indicação nos comentários.
Boa leitura!
1.
A
Caminho do Altar – Julia Quinn
Editora:
Arqueiro
Sinopse:
Ao contrário da maioria de seus amigos, Gregory Bridgerton sempre acreditou no
amor. Não podia ser diferente: seus pais se adoravam e seus sete irmãos se
casaram apaixonados. Por isso, o jovem tem certeza de que também encontrará a
mulher que foi feita para ele e que a reconhecerá assim que a vir. E é
exatamente isso que acontece. O problema é que Hermione Watson está
encantada por outro homem e não lhe dá a menor atenção. Para sorte de Gregory,
porém, Lucinda Abernathy considera o pretendente da melhor amiga um péssimo
partido e se oferece para ajudar o romântico Bridgerton a conquistá-la. Mas
tudo começa a mudar quando quem se apaixona por ele é Lucy, que já foi
prometida pelo tio a um homem que mal conhece. Agora, será que Gregory
perceberá a tempo que ela, com seu humor inteligente e seu sorriso luminoso, é
a mulher ideal para ele? A caminho do altar,
oitavo livro da série Os Bridgertons, é uma história sobre encontros,
desencontros e esperança no amor. De forma leve e revigorante, Julia Quinn nos
mostra que tudo o que imaginamos sobre paixão à primeira vista é verdade – só
precisamos saber onde buscá-la.
2.
Meio
rei - Joe Abercrombie
Editora:
Arqueiro
Sinopse:
Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou
capaz de fazer um juramento por inteiro.
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi
considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por
pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou
portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em
força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro
e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele
pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais
velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De
uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo
sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em
que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o
povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa
história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.
3.
A
garota italiana - Lucinda Riley
Editora:
Arqueiro
Sinopse:
Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e
música. Aos 11 anos, Rosanna Menici vê sua vida transformada para sempre quando
conhece Roberto Rossini, um jovem cantor de ópera. Depois desse único encontro,
ela se deixa guiar pelo próprio talento e embarca numa viagem que, ao longo dos
anos, a leva de uma vida simples em Nápoles para os palcos das mais famosas
óperas do mundo. É então que seu caminho cruza novamente com o de Roberto.
Arrebatados pela paixão, eles passam a dividir os holofotes e a encantar as
plateias onde quer que se apresentem. No entanto, segredos do passado ameaçam a
felicidade do casal e seu relacionamento quase obsessivo começa a afetar a
carreira de Rosanna e a vida de todos à sua volta. Com Roberto, ela se vê
perdida numa paixão que a consome e sem a qual não pode viver. Com cenários
deslumbrantes e diálogos emocionantes, A garota italiana narra
uma jornada de autodescoberta e dedicação à arte e nos lembra que o amor não
faz desistir dos sonhos: ele nos dá forças para sonhar mais.
4.
A
árvore da mentira - Frances Hardinge
Editora:
Novo século
Sinopse:
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys
desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus,
patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado
morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está
determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas
para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis
tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca
de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de
mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral
das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as
verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e
realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica
Frances Hardinge, autora de Canção do Cuco, promete arrebatá-lo do começo ao
fim.
5.
O
despertar do lírio – Babi A Sette
Editora:
Novo século
Sinopse:
Lilian Radcliffe é uma jovem viúva e está feliz com sua vida isenta de emoções.
Culpa do luto que não larga? Lilian jurou fidelidade ao marido no leito de sua
morte. Paralelo a isso, conhecemos Simon Thorn, homem frio e libertino, dono do
maior antro de casa de jogos de Londres. Ele está a um passo de realizar seu
plano de vingança contra o culpado pelo título de assassino que recebera anos
atrás. O problema é que o canalha está morto e ele terá de usar a sua viúva
recatada a fim de atingir seus objetivos. De um lado, ela precisa manter sua
honra intacta; de outro, ele quer seduzi-la e desmoralizá-la. No entanto,
Lilian nunca se sentiu tão vulnerável e atraída por um homem. E Simon, por sua
vez, demonstra sentimentos dos quais nunca imaginara sentir por uma mulher. A
vingança e a honra se abalam quando nasce entre ambos uma paixão incontrolável.
Mas, para ficarem juntos, terão de enfrentar segredos e mágoas profundas, um
castelo trancado há seis anos, palco de uma morte misteriosa e, sobretudo,
encarar os fantasmas do passado que assombram suas consciências.
6.
A
garota do calendário: Janeiro – Audrey Carlan
Editora:
Verus
Sinopse:
Mia Saunders precisa de dinheiro. Muito dinheiro. Ela tem um ano para pagar o
agiota que está ameaçando a vida de seu pai por causa de uma dívida de jogo. Um
milhão de dólares, para ser mais exato. A missão de Mia é simples: trabalhar
como acompanhante de luxo na empresa de sua tia e pagar mensalmente a dívida.
Um mês em uma nova cidade com um homem rico, com quem ela não precisa transar
se não quiser? Dinheiro fácil. Parte do plano é manter o seu coração selado e
os olhos na recompensa. Ao menos era assim que deveria ser... Em janeiro, Mia
vai conhecer Wes, um roteirista de Malibu que vai deixá-la em êxtase. Com seus
olhos verdes e físico de surfista, Wes promete a ela noites de sexo
inesquecível — desde que ela não se apaixone por ele.
7.
Warcraft
– Christie Golden
Editora:
Galera Record
Sinopse:
Há muito Azeroth está em paz. Após expulsar os trolls, com a ajuda de Medivh,
Guardião do reino, humanos vivem em paz com os vizinhos elfos e anões. Mas um
novo mal desponta no horizonte, e a guerra ameaça engolfar mais uma vez os
domínios do justo rei Llane. Uma raça temerária de invasores, os guerreiros
orcs, insuflados pelo feiticeiro Guldan e liderados pelo monstruoso Mão Negra,
fogem de seu mundo agonizante em busca de caça e oportunidades. Com a ajuda da
vileza, a mais cruel das magias, Guldan criou um portal capaz de transportar
sua Horda até Azeroth. A maré verde, de
orcs dominados por esse mal, toma de assalto as terras humanas. Morte e
destruição ameaçam destruir a tudo e a todos. Então, de lados opostos, dois
heróis surgem, em uma rota de colisão que decidirá o destino de sua família,
seu povo e seu lar. Durotan, o líder honrado do clã Lobo do Gelo, quer apenas
uma chance para seu filho recém-nascido. Lothar, o Leão de Azeroth, busca
redenção. E assim começa uma espetacular saga sobre poder e sacrifício, na qual
a guerra tem muitas facetas e todos lutam por algo.
8.
A
fúria e a aurora - Renée Ahdieh
Editora:
Globo Alt
Sinopse:
Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de
noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade,
considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se
todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada
amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras
famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das
vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade
planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite
após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que
garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última.
De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e
realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a
heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como
uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer
justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade
empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores
do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.
9.
Em
Algum lugar nas estrelas – Clare Vanderpool
Editora:
Darkside Books
Sinopse:
Em Algum Lugar nas Estrelas é um romance intenso
sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito
com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para
Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos
para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se
preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o
mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O
colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros
alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático
Early Auden. Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma
descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais
do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há
uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus
sentimentos e com as pessoas ao seu redor. Quando chegam as festas de fim de
ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com
suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão
involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache.
Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem
sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta – ainda que talvez do que Jack
mais precise seja aprender a deixá-los em paz.
10. Desejo insaciável –
Kresley Cole
Páginas: 352
Editora:
Valentina
Sinopse:
Um incansável guerreiro mítico. Nada o deterá
até que possua a... Depois de suportar anos a fio torturas constantes
comandadas pela Horda dos vampiros, Lachlain MacRieve, líder do clã dos Lykae,
fica enfurecido ao descobrir que sua parceira, há tanto tempo profetizada e
pela qual espera há mais de um milênio, é uma vampira, assim como seus
captores. Na verdade, Emmaline Troy é metade Valquíria, metade vampira. Jovem
delicada e etérea que, com seu jeito todo especial de ser, é a única que pode
suavizar a fúria que incendeia o faminto Lykae. Uma vampira prisioneira de sua fantasia mais
selvagem... A doce Emmaline decide
sair pelo mundo em busca da verdade sobre seus pais desaparecidos. Em Paris, um
poderoso espécime Lykae a encontra, determina que ela será a sua parceira por
toda a eternidade e a leva para o castelo escocês dos seus ancestrais. Lá, o
pavor que Emmaline sente do Lykae – e da sua insaciável fome de prazer – faz
com que ele inicie um Lento e envolvente jogo de sedução e ela liberte suas
mais sombrias fantasias.
11. Six of crows:
sangue e mentiras - Leigh Bardugo
Editora: Gutemberg
Sinopse: A OESTE DE RAVKA,
ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E
MERCADORES... fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode
ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de
traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é
melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do
Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar
que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos
devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte
dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.
Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite
para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em
explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em
jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um
prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas
mãos de seis foras da lei - isso se eles sobreviverem uns aos outros.
12. Harry Potter e a
pedra filosofal: Ilustrado – J K Rowling
Páginas: 256
Editora: Rocco
Sinopse: Primeiro dos sete
livros da série que se tornou o maior fenômeno editorial de todos os tempos,
com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Harry Potter e
a pedra filosofal chega às livrarias brasileiras em 1º de junho em edição
ilustrada. Perfeita para a legião de fãs da série de J.K. Rowling e para as
novas gerações que estão descobrindo a leitura, a nova edição é ilustrada por
Jim Kay, ganhador da Kate Greenaway Medal, que fez um trabalho minucioso ao
recriar o universo de Harry Potter em imagens e cores. Com projeto gráfico
sofisticado, o livro, que traz o texto integral de J.K. Rowling, chega às lojas
com capa dura, sobrecapa, miolo em papel couché e protegido por uma luva
ilustrada.